quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

7 passos para aumentar o desempenho nos estudos.

Aprenda como se organizar para que os estudos tenham um melhor rendimento

Em período escolar, seja na idade que for (desde a quinta série até a pós graduação), normalmente o aluno sofre com o volume de atividades e/ou responsabilidades. Deveres de casa, provas, resultados, apostilas, formulários, guias de estudo e mais uma avalanche de informação e conteúdo. Ao organizar o material escolar e planejar as atividades de estudo, o aluno garante um melhor desempenho nos estudos e um gerenciamento mais eficiente do seu tempo.


1. Calendário
Utilize um calendário mensal com espaço para anotações. Eles são mais flexíveis para inserir e remover notas, testes e materiais de leitura. Nele você deve planejar e agendar tempo para as atividades relacionadas à escola, como encontros, testes e tarefas de casa. Prefira fichários a cadernos espirais.

2. Agendas
 Adquira planejadores ou agendas. Estudantes devem logo cedo criar o hábito do seu uso. Com uma agenda, fica fácil guardar e classificar, criar listas e lembretes para ajudar a organizar-se com os deveres de casa, data de provas, formulários para autorização etc.

3. Organize seu tempo
 Não se comprometa com mais atividades do que é capaz de cumprir. Faça uma tabela do tempo que inclua suas principais atividades de estudo e tarefas escolares.
 Programe sessões de meia hora de estudos. Você absorve mais e não fica cansado. Não deixe para estudar para a prova em cima da hora.
Determine quantas sessões de estudo você precisará e agende-as no seu calendário. então encaixe as atividades extras, levando em conta o tempo que leva para mudar de uma para outra.

4. Utilize a tecnologia a seu favor
Utilize ferramentas que otimizem sua produtividade. Seu computador, Tablet ou Smartphone podem ser um forte aliado para sua organização nos estudos. Aplicativos para anotações de texto e voz, alarmes, editores de texto, serviços de armazenamento virtual, agendas digitais, dicionários e tradutores, conversores etc, tudo isso, utilizado de forma consciente, irá ajudar a reduzir sua carga de trabalho e melhorar a administração do seu tempo.

5. Organização dos papeis
 Eu sempre digo que Informação é poder! Mas apenas se você tem acesso a ela quando precisa. Aqui está o problema: Quando você não sabe o que fazer com um pedaço de papel, como um texto ou boletim por ex., e não um lugar certo pra ser colocado, ele acaba se perdendo ou guardado de uma forma que dificulta muito que seja encontrado novamente. O segredo para ganhar o controle sobre seus papeis pessoais ou de estudos está no entendimento de que cada papel novo precisa de uma ação imediata, precisa ser guardado imediatamente e precisa de um lar permanente.
A parte mais difícil na tarefa de organizar um arquivo, é saber por onde começar e que categorias utilizar. Pensando nisso criamos um sistema pronto, pra facilitar a vida das pessoas

6. Lista de Tarefas
 Não confie somente em sua memória. Tome nota de tudo, mas de forma organizada. Isso ajuda e facilita a recuperação das informações importantes, além de manter sua cabeça “limpa” para se concentrar no estudo, nas aulas e nas coisas realmente importantes.
 Faça também uma lista principal com tudo que tem que cumprir e transfira aos poucos para sua lista de tarefas diárias, riscando na lista principal o que foi realizado.

7. Não se atrase
Se estudar de manhã, acorde cedo o suficiente para se aprontar para a escola sem pressa. Para ter certeza de que vai levantar, deixe o seu despertador do outro lado do quarto,
assim você é obrigado a se levantar para desligá-lo.
 Uma dica que ajuda muito, é criar o hábito de antes de dormir deixar sua roupa e material escolar, preparados para o dia seguinte. Não saia para a escola no último minuto, leve em consideração o trânsito e outras circunstâncias que podem fazer você se atrasar.
 
"• Para cada hora de estudo em sala de aula, você deve separar duas horas para estudar em casa.
Não deixe de conhecer a técnica de planejamento e memorização através dos mapas mentais, uma ferramenta fantástica, que poucos estudantes utilizam, mas que pode triplicar a sua capacidade de assimilação de ideias, sintetizar aulas e livros, preparar apresentações e recuperar informações."
(Marcelo Sicuto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário