domingo, 25 de janeiro de 2015

Rotina de Exercícios em 8 passos.


1 - Arranje tempo.
Talvez você ache que não há tempo em seu dia para poder fazer exercícios, mas ele provavelmente existe – basta apenas inseri-los na rotina. Existem alguns meios de fazer isso.
  • Marque um horário. Escolha as horas em que você quer se exercitar e programe-se. Comprometa-se a esse horário marcado e não deixe que outros problemas interfiram. Se possuir um calendário no seu celular ou computador, programe alarmes que irão lhe lembrar da hora dos exercícios.
  • Substitua um hábito por outro mais saudável. Assistir TV é um de tantos exemplos de hábitos desnecessários – e até desagradáveis – que cultivamos. Os exercícios podem substituir (ou fazer parte de) tais hábitos. Pergunte-se sobre quanto tempo você gasta com um hábito qualquer e se existe a possibilidade de se exercitar ao mesmo tempo ou não. Se a resposta for sim, crie uma nova regra que estipula (por enquanto) que você pode assistir TV somente se estiver fazendo um exercício junto.
  • Aproveite como um tempo social. Se você tem um horário marcado e fixo com um amigo ou algum membro da família, descubra se ele ou ela tem vontade de fazer exercícios junto com você. Em vez de fazer aeróbica, pense em fazer uma atividade mais social, como praticar um esporte ou dançar.
  • O segredo está na rotina. Os exercícios deixam de ser entediantes após 2 semanas de treinos.

2 - Busque atividades prazerosas.
Será mais fácil se exercitar caso goste disso. Nem todos os exercícios são feitos em uma academia: tente pedalar, andar de skate, praticar remo, surfar, nadar, jogar futebol ou treinar uma arte marcial; você poderia até dançar no seu quarto com a ajuda de um iPod. O segredo é criar gosto pelo que faz. Se os treinos o entediam, busque participar de atividades mais sociais, como esportes coletivos.

3 - Seja responsável. Obedeça ao tempo de início e de término de seus exercícios. Faça anotações no seu calendário ou crie um diário. Escrever o que faz o tornará mais responsável e mostrará o quão duro você vem trabalhando. Além disso, olhar o quanto já foi feito pode criar uma sensação de triunfo.

4 - Comece com objetivos razoáveis. Não comece criando uma rotina de exercícios muito pesada ou rigorosa. Comece de maneira razoável e vá aumentando o ritmo conforme o desafio for ficando fácil. Tente começar com sessões de 30 minutos, três dias por semana e veja como se sente.
  • Evite excessos. Exercícios pesados demais no início podem levar a tensões musculares e fadiga, e associar exercícios com dor pode lhe deixar relutante em continuar.

5 - Observe suas medidas. Em vez de observar se os exercícios tiveram sucesso através da perda de peso, tente tirar semanalmente as medidas da cintura e do quadril. Você pode criar músculos e ganhar peso, mas perderá gordura.
  • Anote suas medidas. Ver seu progresso pode dar mais confiança.
  • Tire também as medidas do pescoço, do braço e dos tornozelos.

6 - Aprenda. Se você almeja perder peso, deve aprender a comer de maneira saudável. Não “caia” em uma dieta. Uma hora ou outra você terá de “sair”. Coisas como os “Vigilantes de Peso” podem ajudar no aprendizado, mas o recomendado é desenvolver um estilo de vida que você queira manter através do uso do senso comum. Veja as Dicas para obter mais ajuda.

7 - Beba água! Beber água é a melhor coisa que você pode fazer por seu corpo. Sempre leve água às suas sessões de exercícios. Lembre-se de não beber quantidades excessivas após os exercícios – seu corpo perde sais através do suor, e muita água pode acabar com o restante. Bebidas esportivas podem ser úteis para sessões intensas, mas podem prejudicar quem quer perder peso, visto que elas levam açúcar na composição.
  • Beba o suficiente para repor o que foi perdido. A quantidade varia muito dependendo de seu peso, do clima, do nível do esforço, etc. A desidratação pode desacelerar sua perda de peso, aumentar o risco de contraturas musculares e pode fazer você sentir náuseas. Evite café e refrigerantes para obter melhores resultados.
8 - Continue motivado. À medida em que você for se exercitando cada vez mais e criando força, suas sessões serão mais fáceis. Não se acomode. Assim que seus exercícios parecerem fáceis, busque algo diferente.

No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.
(Marcelo Sicuto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário